Pensata do Naza

Minha idéia é utilizar este canal como forma de colocar na net os meus pensamentos a repeito de uma série de assuntos, dentre os quais posso destacar a política, corrupção, relações pessoais e o que mais me der na telha.

Minha foto
Nome:
Local: São José, SC, Brazil

segunda-feira, agosto 08, 2005

[Política] - Omissão Deliberada

Comentário da cientista política Lucia Hippolito na CBN (retirado do excelente blog do Ricardo Noblat):

"Quando as primeiras denúncias sobre o mensalão começaram a aparecer, dois meses atrás, ainda era possível sustentar, como fazia o deputado Roberto Jefferson, que o presidente da República não fazia a menor idéia do que estava acontecendo. Entretanto, dois meses depois, hoje já não é mais tão certo que o presidente não soubesse de nada. Isto porque a avalanche é descomunal.

São montanhas de dinheiro que passaram pelas contas do publicitário Marcos Valério e pagaram todo tipo de serviço, desde campanhas eleitorais, passando por honorários de advogados, despesas com publicidade na campanha presidencial de 2002 e em campanhas para prefeito em 2004, até hotéis de luxo, aluguel de jatinhos, festas em suítes presidenciais, garotas de programa, charutos cubanos, alfaiates caros, jóias, apartamentos, fazendas. A lista não tem fim.

Como também parece não ter fim a lista dos envolvidos. A cada dia surge um nome novo, a cada dia aumenta a lista dos deputados candidatos a perder o mandato.

A maioria dos que têm a cabeça a prêmio é do PT, o partido do presidente. Por mais que Lula tente se desvencilhar do partido, foi seu fundador, é seu símbolo maior. E mais: Lula foi funcionário do PT durante muitos anos. Não é crível que não soubesse das estripulias de seus companheiros mais próximos.

Simplesmente, o presidente optou por não saber. Agora paga o preço da omissão, do desinteresse e da simples falta de curiosidade a respeito da origem dos recursos que pagavam suas despesas, suas viagens, suas campanhas eleitorais, suas caravanas pelo país afora, antes de assumir a presidência da República.


Pelo visto, Lula nunca se preocupou com esses detalhes. Afinal, ele achava que tinha uma missão muito mais importante. Ocorre que num indivíduo se pode tolerar tamanho descolamento da realidade. Mas num presidente da República é uma atitude inaceitável.

Então o presidente não sabia que o tesoureiro do PT despachava com empreiteiros dentro do Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo da República?

Então o presidente não sabia que seu chefe da Casa Civil se reunia com dirigentes do PT e de outros partidos para lotear a máquina pública, dentro do Palácio do Planalto?

Omissão deliberada, negligência assumida e perigoso descaso com o país, com seu partido e com o seu próprio destino.

É o que se pode dizer."